Portal do Governo Brasileiro

Cases de sucesso integram programação do 12º CertForum

Share Button

1A segunda etapa do primeiro dia de apresentações do 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital, realizado em Brasília, no último dia 27, trouxe mesas que tratam de áreas que já têm o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil consolidado, os setores da saúde, o fiscal e o bancário. Nas mesas “Certificação Digital na Saúde” e “Certificação Digital no setor Financeiro”, foram apresentados cases de sucesso.

No painel dedicado ao setor da saúde, moderado pelo assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, as apresentações foram iniciadas pelo Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal, Alexandre Saud. A PMDF utiliza em seu departamento de saúde o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP. Saud detalhou todo o sistema utilizado na corporação e como o certificado digital está inserido nos processos. Ao fim, Saud destacou os benefícios dos processos eletrônicos. “Reduzimos a ocupação de espaço físico com arquivos, melhoramos a identificação nos atendimentos, possuímos uma verificação mais segura das assinaturas e obtivemos redução nos gastos”, enumerou Saud.

O Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde – Siops foi o tema da apresentação do Economista do Ministério da Saúde, Alex Sandro da Paixão. O Siops é um sistema que disponibiliza informações sobre despesas em saúde de todos os entes federados. Para ter acesso a algumas áreas da aplicação é necessário o uso do certificado ICP-Brasil. Por conta do Siops, atualmente, os 27 governadores dos estados brasileiros, 5.568 prefeitos de todo Brasil, além do Ministro da Saúde e secretários de saúde municipais e estaduais possuem certificação. “Para facilitar o uso do Siops, o Ministério financiou a compra dos certificados digitais para todos os usuários. Com esta ação, conseguimos comprar os certificados por um valor bastante acessível e disponibilizar para todos os nossos usuários. Além disso, colocamos a disposição de todos suporte técnico, para facilitar o acesso ao sistema” afirmou Paixão.

O uso do certificado trouxe mais segurança para as transações de informações, diminuiu os custos e reduziu a burocracia nos processos e o uso de papel. “Atualmente temos uma adesão de 96,6% dos municípios brasileiros ao sistema. Faltam apenas 189 municípios em todo Brasil aderirem a certificação digital no Siops”, finalizou Paixão.

Em seguida, o Gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Denis Costa, falou sobre a implantação da certificação digital nos processos do hospital, como a prescrição eletrônica, que tornar as informações mais rastreáveis e legíveis, além de aumentar a velocidade dos processos.

2Segundo Costa, o projeto de certificação digital no Hospital Alemão Oswaldo Cruz teve início em 2012, e prevê o uso do certificado por todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente. Atualmente, já possuem certificado ICP-Brasil os enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos contratados. Ainda em fase de implantação, o projeto já mostra resultados positivos, como a redução do custo com armazenagem de informações e a diminuição de chamados por problema de impressão na instituição.

O primeiro dia do 12º CertForum foi encerrado com a mesa dedicada ao setor bancário e fiscal, que foi moderada pelo coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata. O Gerente de Divisão do Banco do Brasil – BB, Paulo Henrique Moreira, destacou os usos da certificação ICP-Brasil na instituição bancária. Atualmente, o BB utiliza o certificado no auto atendimento, pessoa física, na internet, para assinatura de contratos de câmbio, para crédito imobiliário e negócios com cooperativas.

Moreira destacou os benefícios da assinatura digital em relação à assinatura manual. Além do valor gasto que cai de cerca de 8R$ para 1,50R$, o contrato digital leva menos tempo para ser efetivado, é seguro e é um documento vivo.

Encerrando o dia, o Gerente Sênior de Capital Humano da Ernst&Young, Leandro Souza, apresentou os benefícios que a Receita Federal do Brasil disponibiliza para os contribuintes que possuem certificado digital ICP-Brasil. Segundo Souza, o processo ainda está no início, e a expectativa é que futuramente a Receita conceda ainda mais facilidades para quem possuir certificação. “O certificado gera a desburocratização das interações com a Receita Federal e traz facilidade para o contribuinte que passa a obter uma série de informações com facilidade e comodidade”, afirmou Souza.