Portal do Governo Brasileiro
14º CERTFORUM – Certforum | 2016

14º CERTFORUM

O 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital é o mais tradicional dos eventos realizados no país sobre a certificação digital ICP-Brasil e sempre reúne seletos público e palestrantes para a transmissão do conhecimento por meio de painéis e debates. Motivo de grande alegria e um dos assuntos em debate é a celebração dos 15 anos da ICP-Brasil durante o fórum, em Brasília-DF.

No dia 24 de agosto de 2001 era sancionada a Medida Provisória 2-200-2, marco legal da certificação digital no Brasil. E no dia 24 de agosto de 2016, exatos 15 anos após, serão iniciadas as primeiras palestras sobre esta tecnologia nacional que era vista com desconfiança e hoje é a principal aliada da legalidade e desburocratização de trâmites em centenas de milhares de empresas, órgãos públicos e pessoas físicas.

Quem for ao evento terá a oportunidade de acompanhar de perto o que foi desenvolvido, os números dessa infraestrutura e em que setores da sociedade brasileira o certificado digital ICP-Brasil está presente. Nota Fiscal Eletrônica, FGTS, Sistema de Pagamentos Brasileiro, Simples Nacional, Prontuário Eletrônico do Paciente, Processo Judicial Eletrônico e Compensação de Cheques por Imagem são algumas das experiências positivas que o certificado digital ICP-Brasil ajudou a concretizar.

Esses e outros exemplos são cases de sucesso porque aliaram as tecnologias da informação e comunicação ao certificado ICP-Brasil, criando documentos digitais seguros, legais e muito mais econômicos. Durante a programação do 14º CertForum, muitos exemplos serão apresentados demonstrando tudo o que afirmou-se até aqui sobre o certificado digital ICP-Brasil.

Em 2016, o fórum ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto em Brasília-DF, e em Porto Alegre no dia 5 de outubro. A inscrição e participação são gratuitas e ao fim de cada dia de palestras haverá a emissão do certificado de participação

Serviço – 14º CertForum

Etapa Brasília
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Local: Centro de Eventos da CNTC – SGAS 902 Sul – Bloco C – Brasília – DF

Etapa Porto Alegre
Dias: 05 de Outubro
Local: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 – Higienópolis – Porto Alegre – RS)


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação