Portal do Governo Brasileiro
14º CertForum: chegou o mês do evento – Certforum | 2016

14º CertForum: chegou o mês do evento

Já estamos em agosto, mês de realização do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital em Brasília-DF. Nos dias 23, 24 e 25 haverá uma série de painéis em que entidades públicas e privadas poderão apresentar como o certificado digital ICP-Brasil é utilizado em suas rotinas, melhorando gestões e otimizando procedimentos. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento. Acesse https://certforum.iti.gov.br/2016/inscricoes/inscricoes-brasilia/

Confirmaram presença o consultor em biometria e ex-agente do FBI Michael Kirkpatrick, a secretária adjunta da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro – OAB/RJ Ana Amelia Menna Barreto e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor jurídico Fabiano Menke. Representando o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação  estarão o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Maurício Coelho, os assessores técnicos da presidência Eduardo Lacerda e Ruy Ramos e o  procurador federal chefe André Garcia.

Também é certa a participação da Universidade de Brasília com a apresentação do projeto  “Diploma Digital” e do plugin para o padrão de assinatura PAdES a partir da utilização do Adobe Reader. Além disso, o Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS apresentarão cases de certificação digital ICP-Brasil nos dispositivos móveis e a Receita Federal do Brasil falará sobre o e-Social.

“Há uma série de confirmações em curso. Temos trabalhado minuciosamente na composição da grade dando preferência às apresentações que sejam de exemplos concretos de uso. Embora os debates técnicos sejam ricos e bastante importantes, nossa experiência na condução do evento nos permite avaliar que o CertForum é um evento que chama a atenção do público por sua característica de promover o uso da tecnologia ICP-Brasil. Estamos bastante confiantes no sucesso do evento.”, comentou o coordenador de Comunicação Social do ITI Edmar Araújo.

O 14º CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid mediante acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União (DOU). Em 2016, o evento é patrocinado pelas seguintes empresas: Boa Vista SCPC, Certisign, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Digitalsign, Griaule, Lacuna Software, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital e VALID Certificadora Digital. A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES apoia institucionalmente o evento.

As inscrições para o dia 23 de agosto ainda não estão abertas. Assim que todas as confirmações necessárias sejam realizadas, disponibilizaremos o formulário de inscrição. Informamos que nesta data será realizada a mesa solene de abertura para comemoração dos 15 anos da ICP-Brasil, a ocorrer no período noturno.


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação