Portal do Governo Brasileiro
14º CertForum tem início com mesa solene de abertura – Certforum | 2016

14º CertForum tem início com mesa solene de abertura

abertura1A celebração dos 15 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil teve início na noite de ontem, 23, com a mesa solene de abertura do 14° CertForum  – Fórum de Certificação Digital, etapa Brasília. O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Renato Martini, ao lado de outras autoridades, deu início à solenidade.

Martini destacou o crescimento da ICP-Brasil e a utilização da tecnologia em programas e sistemas estratégicos para o Brasil. Atualmente, a certificação digital já é uma realidade em diversos setores e conta com o reconhecimento e a confiança de todos que utilizam a tecnologia. Por fim, o contínuo crescimento da Infraestrutura foi comentado. “A ICP-Brasil continua em constante crescimento e aprimoramento. Neste ano iniciamos a coleta biométrica no ato da emissão do certificado, ação que garante mais segurança para os requerentes da certificação. O uso do certificado ICP-Brasil em dispositivos móveis é outro avanço atual. Essas são ações que mostram que a ICP-Brasil é um sistema em contínuo crescimento e atualização”, finalizou Martini.

Em seguida, o vice-presidente da Confederação das Associações Empresariais do Brasil – CACB Francisco de Assis Silva e o representante do Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo – Sincor-SP Manuel  Matos deram continuidade ao evento. Ambos destacaram a importância da certificação digital para a modernização de seus setores de representação.

O deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro Hugo Leal falou sobre a importância da certificação digital para o crescimento do País e para segurança nas transações eletrônicas das informações. Já o uso da certificação no judiciário foi a tônica do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro – OAB/RJ Felipe Santa Cruz.

O presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid Célio Ribeiro finalizou a mesa solene de abertura destacando a necessidade de o Brasil elevar a qualidade da identificação civil por meio da tecnologia de sistemas robustos e disponíveis no mercado.

As apresentações e mesas de debates do 14° CertForum têm início hoje, dia 24 e seguem até amanhã, dia 25. Todas as apresentações do 14º CertForum serão disponibilizadas na íntegra no Canal do ITI no Youtube.

O 14º CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid mediante acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União – DOU. Em 2016, o evento é patrocinado pelas seguintes empresas: Boa Vista SCPC, Certisign, Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, Digitalsign, Griaule, Lacuna Software, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital e VALID Certificadora Digital. A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES apoia institucionalmente o evento.


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação