Portal do Governo Brasileiro
14º CertForum: vamos celebrar os 15 anos da ICP-Brasil – Certforum | 2016

14º CertForum: vamos celebrar os 15 anos da ICP-Brasil

“O CertForum de Brasília segue o mesmo formato de todos os outros eventos realizados. Apresentamos e debatemos ideias, trocamos experiências e conhecimentos e assim damos direção aos próximos que virão. É sempre uma satisfação perceber a evolução do uso da certificação digital principalmente nas inúmeras aplicações até aqui desenvolvidas.”

Com essas palavras eu iniciava o 9º CertForum em Brasília, ocasião em que eram celebrados os 10 anos da ICP-Brasil. E talvez este trecho do discurso corresponda aos atuais idos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil não por causa das minhas palavras, mas sim pela dedicação de inúmeros players do setor público e privado que fortaleceram e confirmaram que o certificado digital deixou de ser uma novidade obrigatória para muitos e tornou-se uma necessidade econômica e social para todos.

De lá para cá muito foi feito. Criamos o Carimbo do Tempo, regulamentamos o certificado de atributo, atuamos fortemente na implementação da coleta biométrica quando da emissão de um certificado ICP-Brasil, emitimos as cadeias V4 e V5, enfim, há uma série de atividades desempenhadas pelo ITI que serão destacadas neste evento. E há, também, tema não menos importante que é o uso da certificação digital em serviços essenciais ao cidadão. Que razão haveria para celebrar essa infraestrutura senão sua presença em diversos setores da sociedade promovendo economia, arrecadação e praticidade?

Nestes últimos anos consolidaram-se importantes exemplos como o Conectividade Social, a Compensação de Cheques por Imagem, o Prontuário Eletrônico do Paciente, o e-CAC, o Processo Judicial Eletrônico, a RAIS e o CAGED, o Passaporte Brasileiro e, talvez um dos mais recentes, o e-Social. Tais serviços mencionados acima são executados por entidades diferentes de setores diferentes mas, em comum, todos utilizam o certificado digital ICP-Brasil como ferramenta segura de identificação e assinatura, demonstrando sua eficiência e forte presença social.

Gostaria de aproveitar este espaço para convidar todos os envolvidos nos 15 anos da ICP-Brasil, em especial as Autoridades Certificadoras, Autoridades de Registro, Prestadores de Serviços de Suporte, Autoridades de Carimbo do Tempo, Auditorias Independentes, Laboratórios Credenciados e demais entes credenciados pelo ITI por terem atuado diretamente no sucesso da certificação digital. Estendo de modo bastante respeitoso este convite às associações do setor de certificação digital, importantíssimas na internalização dos debates e inovações da ICP-Brasil.

Esperamos todos em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de agosto para juntos celebrarmos esta importante data em que nossa ICP-Brasil completa 15 anos de operações. Estou certo de que os protagonistas tornarão fatos os discursos de otimismo sobre o futuro do certificado digital. Foi assim que se deu desde o princípio e creio que assim ocorrerá no futuro.

Renato Martini
Diretor-presidente
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação