Portal do Governo Brasileiro
Saiba mais sobre o 14º CertForum – Certforum | 2016

Saiba mais sobre o 14º CertForum

O CertForum – fórum de certificação digital é um evento realizado desde 2003 pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia federal responsável pela operação do Sistema Nacional de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O principal objetivo do fórum é apresentar e debater sobre a utilização de certificados digitais ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços à empresas e aos cidadãos. A organização do evento é realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital-ABRID conforme acordo de cooperação publicado no Diário Oficial da União – DOU.

Em 2016, o Certforum chega a sua 14ª edição celebrando as realizações nos setores público e privado. Cada vez mais, instituições brasileiras aproximam-se de tecnologias que oferecem segurança para as transações eletrônicas, como a certificação digital. A modernização dos procedimentos, que economiza tempo e dinheiro, proporciona inúmeras facilidades ao cidadão graças ao uso de certificados digitais.

O 14° Certforum ocorrerá em duas etapas. Brasília e Porto Alegre são as cidades escolhidas para receber desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais, consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação.

Outro importante destaque do 14° Certforum será a comemoração dos 15 anos de instituição da Infraestutura de Chaves Públicas Brasileira-ICP-Brasil. No dia 24 de agosto de 2001 era sancionada a Medida Provisória 2-200-2, marco legal da certificação digital no Brasil. E no dia 24 de agosto de 2016, exatos 15 anos após, serão iniciadas as primeiras palestras sobre esta tecnologia nacional que era vista com desconfiança e hoje é a principal aliada da legalidade e desburocratização de trâmites em centenas de milhares de empresas, órgãos públicos e pessoas físicas.


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação