Números e projetos da ICP-Brasil são apresentados no 11° CertForum - 11º CertForum - 11º CertForum


logo

Números e projetos da ICP-Brasil são apresentados no 11° CertForum

Postado em: setembro 12th, 2013 by admin No Comments

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foi o tema da segunda mesa do último dia do 11° CertForum – Fórum de Certificação Digital. Números, projetos e novas perspectivas sobre a Infraestrutura foram apresentados. O moderador da mesa e auditor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Alexandre Ribeiro, destacou em sua fala a importância dos assuntos que seriam debatidos. “Os três temas são de grande interesse e atuais. Tratam tanto da segurança quando do mercado da ICP-Brasil”, afirmou Ribeiro.

O projeto piloto da Autoridade de Registro Biométrica, AR Biométrica, foi o tema da palestra proferida pelo assessor da presidência do ITI, Eduardo Lacerda. A AR Biométrica é um projeto que visa garantir ainda mais segurança ao ato da emissão de certificados digitais. No início de sua fala, Lacerda disse como são feitas as tentativas de fraudes atualmente, e como a AR Biométrica poderia auxiliar na prevenção desses casos.

Segundo Lacerda, o projeto piloto funcionou basicamente da seguinte forma, o cidadão procurava uma Autoridade de Registro – AR e lá apresentava o seu RG, após a confirmação de que o documento fora emitido no DF era feita a captura da impressão digital, que encapsulada, era encaminhada para o instituto oficial de identificação do estado, onde são confrontados os dados armazenados e os apresentados. Todo esse processo ocorria em cerca de 20 segundos. O projeto teve 95% de sucesso e atendeu quase 700 pessoas. “A nossa ideia é que no futuro, tenhamos uma AR totalmente eletrônica, que vai desburocratizar, trazer mais segurança e quem sabe, diminuir os custos para emissão do certificado digital”, salientou o assessor.

Dando seguimento aos debates, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, trouxe os mais recentes números da ICP-Brasil. “O certificado digital está sendo bastante utilizada principalmente por cinco grandes setores no Brasil o de infraestrutura, o de desenvolvimento social, da economia e o de estratégia e defesa”, destacou Lemos no início de sua apresentação.

Entre os dados mostrados, estavam os números de AC’s, 55, AR’s, 282 e de ACT, 1, credenciadas à ICP-Brasil. A quantidade de certificados digitais emitidos até setembro de 2013, já chega a mais de 2.500.000, de acordo com dados do ITI. Outro número que chamou atenção, foi o de empresas brasileiras que possuem certificado digital, já são mais de 3 milhões em todo território nacional. Por fim, Lemos apontou o perfil dos usuários da certificação no país.

Encerrando a mesa, o diretor de Tecnologia da Fenacon, Carlos Victorino, falou do Mapa Brasil da Certificação Digital, aplicação disponível, gratuitamente, no site: beneficioscd.com.br. A ferramenta localiza os postos de AR em todo o Brasil, são mais de 4.800 ARs cadastradas na aplicação, que é atualizada constantemente. Victorino destacou que a ferramenta é útil para o usuário de certificação, que pode localizar o local mais próximo para adquirir a tecnologia, e também para as empresas de certificação, que podem ter uma ideia de como anda o mercado em cada região. Além do Mapa, também é possível encontrar no site a Cartilha de Certificação Digital, que traz diversas informações sobre as funcionalidades e usos do certificado ICP-Brasil.

Deixe o seu comentário