Portal do Governo Brasileiro
Ex-FBI confirma presença no 14º CertForum – Certforum | 2016

Ex-FBI confirma presença no 14º CertForum

A menos de um mês de seu início, o 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital segue a confirmar sua grade de programação para a etapa nacional do evento em Brasília-DF. Na noite da última sexta-feira (22) o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI recebeu a informação de que o ex-agente do FBI Michael Kirkpatrick estará presente no fórum durante a mesa sobre biometria.

Kirkpatrick trabalhou durante 26 anos como agente especial do FBI. Em sua carreira na agência norteamericana atuou como diretor assistente sênior e como diretor adjunto responsável da divisão de Serviços de Informação da Justiça Criminal (CJIS). “Em 2003, o presidente Bush reconheceu a minha liderança no uso da biometria na Guerra Global contra o Terrorismo, conferindo-me o posto de executivo Benemérito”, detalha o especialista. Atualmente, Michael atua como consultor independente em várias áreas, dentre elas gestão aplicada de identidades biométricas.

Indagado sobre a utilização da biometria na identificação de pessoas no Brasil, Kirkpatrick acredita que o país é um líder mundial na utilização de dados biométricos. “O uso da certificação digital, biometria em bancos, bem como a identificação biométrica e autenticação de eleitores, em particular, são dignos de nota”. Ainda de acordo com o ex-agente do FBI, a utilização da biometria para emissão de certificados digitais corresponde a um ótimo processo de gestão de identidade. “A biometria ajuda a fechar uma brecha de segurança na preparação, aprovação, transmissão e aceitação de documentos digitais”.

Sobre sua participação no CertForum, Michael Kirkpatrick se diz entusiasmado de vir ao Brasil para compartilhar suas perspectivas sobre identificação biométrica nos Estados Unidos. “Estou animado por ter a oportunidade de saber mais sobre como o Brasil está usando biometria para facilitar o gerenciamento de identidades. Espero que no final da minha apresentação os participantes do Fórum tenham uma melhor compreensão da utilização da biometria como ferramenta de gerenciamento de identidades nos EUA”, finalizou.

Representando o ITI estará o assessor técnico da presidência Eduardo Lacerda, que detalhará sobre o assunto e sobre a inovação ocorrida há pouco no plano da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. “O já bastante seguro sistema nacional de certificação digital passa a contar com um dos mais eficazes mecanismos de identificação humana. Se antes o certificado digital era baseado na propriedade (posse do certificado) e no conhecimento (chave privada), agora há o terceiro elemento a integrar este documento que é a biometria (identidade única)”, finalizou o assessor.

O 14º CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid mediante acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União (DOU). Em 2016, o evento é patrocinado pelas seguintes empresas: Boa Vista SCPC, Certisign, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Digitalsign, Griaule, Lacuna Software, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital e VALID Certificadora Digital. A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES apoia institucionalmente o evento.

As inscrições para o dia 23 de agosto ainda não estão abertas. Assim que todas as confirmações necessárias sejam realizadas, disponibilizaremos o formulário de inscrição. Informamos que nesta data será realizada a mesa solene de abertura para comemoração dos 15 anos da ICP-Brasil, a ocorrer no período noturno.

Para inscrever-se no evento acesse http://certforum.iti.gov.br/


 
PORTO ALEGRE:
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
Banrisul      

 
BRASÍLIA:
Boa Vista DigitalSign
Lacuna Software

     
 
APOIO INSTITUCIONAL:      
ABRID      
 
ORGANIZAÇÃO: REALIZAÇÃO:  
 
ABRID Instituto Nacional de Tecnologia da Informação