16° CertForum apresenta a ICP-Brasil em números

Na manhã desta quarta-feira, 4, aconteceu o primeiro painel de apresentações do 16º Certforum – Fórum de Certificação Digital. A exposição apontou para o crescimento dos números, a modernização dos processos de credenciamento e a análise de dados referentes à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ‒ ICP-Brasil. O painel contou com a presença de dois representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ‒ ITI. A coordenadora-geral de Auditoria e Fiscalização Noara Gouvêa realizou a palestra “O tamanho da ICP-Brasil: entidades credenciadas e certificados digitais”, enquanto o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa Wilson Hirata apresentou novidades em sua palestra “Credenciamento e análise de dados da ICP-Brasil”.

Segundo dados do ITI apresentados por Gouvêa, atualmente há mais de seis milhões de certificados digitais ativos em um universo de 16 Autoridades Certificadoras credenciadas pelo ITI. Outra informação importante foi a de que as entidades credenciadas se concentram na região Sudeste do País, majoritariamente no estado de São Paulo, onde existem 347 entidades autorizadas a funcionar. Segundo a palestrante, isso significa possibilidade de expansão já que muitas outras unidades federativas ainda carecem de mais entidades da ICP-Brasil: “O mercado está repleto de oportunidades País afora. Vamos continuar trabalhando para que mais e mais entidades possam se credenciar e atender a esta demanda enorme e necessária”.

Já Wilson Hirata, em sua palestra, declarou que o ITI pretende utilizar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI para o auxílio da gestão dos processos e documentos recebidos pelos interessados em integrar a cadeia de confiança da ICP-Brasil. “Além de criar um canal moderno, seguro e prático para o ingresso de novos pedidos de credenciamento, queremos que o acesso a este sistema seja realizado com o certificado digital ICP-Brasil. Já existe um trabalho, em parceira com o Ministério do Planejamento, para que o certificado digital seja utilizado na plataforma. Mais do que ninguém, o ITI é o grande interessado para que isso aconteça”.