16º CertForum: companhia ferroviária brasileira ganha eficiência com assinatura digital

A empresa Rumo, companhia ferroviária do Brasil, vem alcançando diversos benefícios com o uso do certificado digital no padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Desde o final de 2015, a companhia passou a implantar a utilização da assinatura digital em contratos com cerca de 3 mil fornecedores, experiência que será a uma das atrações da grade de programação do 16º CertForum – Fórum de Certificação Digital.

A Rumo realiza serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos e o uso do certificado digital na assinatura de contratos tem garantido benefícios, como agilidade e segurança nos processos. Antes, quando a Rumo ainda utilizava contratos de papel, eram gastos, em média, 33 dias para uma formalização de documentos. Agora, com a aplicação do certificado digital ICP-Brasil, são apenas oito dias, o que implica na redução de 73% do tempo.

A assinatura digital também contribui na diminuição de custos, pois com ela não é mais necessária a impressão e o envio contratos, além do reconhecimento de firma de ambas as partes envolvidas. Ademais, os documentos físicos da Rumo eram armazenados em uma empresa terceirizada, outra despesa que não é mais necessária com a digitalização.

Existe ainda a vantagem da sustentabilidade com a exclusão do uso do papel. Em 2016 e 2017, seriam utilizados cerca de 66 mil folhas A4 se não fosse a aplicação da certificação digital. Aproximadamente 16 mil litros de água e 1600kWh de energia seriam gastos, 85,07Kg de CO² seriam emitidos somente para produzir estas folhas.

O gerente de suprimentos da empresa Carlos Gomes Faria Junior apresentará esses e outros benefícios do uso de contratos digitais na mesa “ICP-Brasil no setor privado”, que será realizada no dia 5 de julho, às 10h50, no 16º CertForum. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas aqui.