Com recorde de público, CERTFORUM 2019 se consagra como maior evento sobre certificação digital ICP-Brasil

Com mais de 800 pessoas credenciadas, o CERTFORUM reforça, mais uma vez, seu papel de maior evento sobre certificação digital nos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Em 2019, o evento se renovou não só na estrutura, mas principalmente ao trazer consistentes discussões com foco no futuro da certificação digital. Foram dois dias com sete painéis temáticos e mais de 20 palestrantes convidados.

De forma inédita, o CERTFORUM reuniu representantes do Mercosul para discutir as oportunidades e os desafios da assinatura digital nos países e proporcionou o debate entre as associações do setor para o fortalecimento do modelo ICP-Brasil.

Em parceria com a academia para o usufruto do cidadão, o ITI lançou o plugin para assinatura digital de documentos e PDF no formato PadES. É a tecnologia da certificação digital melhorando a vida dos cidadãos, assim como nos serviços de registro civil.

As novas perspectivas a partir da Revolução 4.0 e da Lei Geral de Proteção de Dados também levou os palestrantes a pensarem a inserção do certificado digital nesses contextos. Apresentações de cases do uso da ICP-Brasil perpassaram áreas como a de saúde e a de trânsito.

O sucesso da edição de 2019 do CERTFORUM foi comemorada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, que convocou o setor a se unir para uma efetiva participação da ICP-Brasil na digitalização do país. “É um grande prazer para o ITI de poder conduzir esse processo de renovação da certificação digital diante dos desafios de um Brasil digital. Contamos com vocês!”, declarou no encerramento do evento.

O CERTFORUM é realizado pelo ITI, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, em parceria com a Abrid.

O evento contou com o apoio institucional da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB; da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD; da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert; da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID; do CryptoID; e do Instituto Serzedlo Corrêa.

O CERTFORUM 2019 teve como patrocinadores as empresas Certisign, Digitalsign, Dinamo Networks, e-GAG, Kryptos, Link Certificação Digital, Online Certificadora, Serasa Experian, Soluti, SPC Brasil, Valid Certificadora Digital.