O EVENTO


 

O Fórum de Certificação Digital  – CertForum é o mais importante  evento de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Realizado desde 2003 pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, o evento chega em 2021 à sua 18ª edição e vem atraindo nos últimos anos grande e qualificado público da área de pesquisa, gestão governamental, sociedade civil organizada, setor privado e terceiro setor.

Pela primeira vez desde a sua criação há quase duas décadas, o CertForum deste ano o evento será realizado de forma totalmente virtual por meio de plataforma especializada. A plataforma é trilíngue e funciona através de qualquer browser, não existindo a necessidade de download de Apps ou Plugins para o seu funcionamento.

O evento tem como objetivo apresentar e debater a utilização de certificados digitais padrão ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços a empresas e cidadãos. 

O CertForum propõe discutir a importância da certificação digital na modernização da administração pública federal, estadual e municipal, principalmente no que se refere à simplificação de processos, redução de custos e melhoria da segurança do tráfego da informação na rede.

A edição de 2021 terá início com a abertura oficial no dia 21 de setembro, às 19h (horário oficial brasileiro) e a programação será distribuída em grade, entre os dias 22 e 23 de setembro.

 

FÓRUM MUNDIAL DE ASSINATURA DIGITAL


 

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital em diferentes contextos econômicos e sociais nos países-membros do Mercosul.

O Fórum irá tratar das perspectivas técnicas e jurídicas da certificação de assinaturas digitais e seus potenciais usos e aplicações. Entre os temas técnicos, destacam-se algoritmos pós-quânticos, padrões de assinatura, identificação digital e privacidade.

Ainda que voltado prioritariamente para países-membros do Mercosul, o evento estará aberto à participação dos Estados Associados ao bloco, bem como de outros países da região ou de fora dela, como aqueles integrantes da Aliança do Pacífico e da União Europeia, entre outros.

 

Organização


Desde de o ano de 2009, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID, por meio de Acordos de Cooperação Técnica com o ITI, é responsável pela organização do CertForum.