Inscrições para o 15º CertForum se encerram no dia 1º de setembro – Certforum | 2017
Portal do Governo Brasileiro
shop-cart

Inscrições para o 15º CertForum se encerram no dia 1º de setembro

Os preparativos para o 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital estão em fase final e a expectativa é de um grande evento nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Brasília-DF. O sucesso da divulgação do CertForum obrigou a organização do evento a estabelecer uma data para o enceramento das inscrições. Os interessados em participar que ainda não realizaram têm até o próximo dia 1° de setembro para fazer inscrição. Acesse https://certforum.iti.gov.br/2017/inscricoes-brasilia/ e garanta a sua vaga gratuitamente.

A programação

As aplicações de governo que fazem uso da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil serão destaque no evento. No dia 21 de setembro haverá painéis voltados para apresentação de cases de sucesso, de projetos focados na diminuição do uso de papel e no uso do certificado pelos servidores públicos.

Por ser realizada em Brasília, centro político onde são definidos os grandes projetos para o desenvolvimento do país, a etapa nacional do CertForum tem um amplo espaço para debates com foco no desenvolvimento de sistemas de governo eletrônico. Neste dia 21, o evento será iniciado com painel sobre a emissão de certificados digitais para servidores públicos da união, com a participação do Ministério do Planejamento. Este tema foi recentemente aprovado por resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Em seguida, serão apresentados cases de grande repercussão, como a nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica – CNH-e, tema da palestra do diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran Elmer Vicenzi e o gerenciador eletrônico de documentos da Advocacia-Geral da União – AGU, Sapiens, que será apresentado pelo diretor de Gestão Estratégica da AGU Eduardo Alexandre Lang.

O Programa Papel Zero, da Agência Nacional das Águas – ANA, será o tema da primeira mesa da tarde do dia 21. O projeto, que será apresentado pela Coordenadora do Centro de Documentação da ANA Andreia Xavier, busca promover o uso de processos e documentos em meio eletrônico e a substituição da assinatura manual pela digital, além de estimular a economia de recursos públicos com a diminuição do consumo de papel, cartuchos de impressão, impressoras, entre outros.

O CertForum é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Certisign, Digitalsign, Lacuna Software, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital, SPC Brasil e Valid Certificadora Digital.



Bookmark this article


Patrocinadores:

 

Apoio Institucional:

Organização:                                                                                    Realização:
1