Portal do Governo Brasileiro

Diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas fala sobre as expectativas para o 12º CertForum

Share Button

Nos próximos dias 27 e 28, será realizado em Brasília o 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O evento reúne, anualmente, diversos gestores dos setores público e privado além de estudiosos para debates e apresentações sobre os usos, cases e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Neste ano, conforme explica o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tenologia da Informação – ITI, Maurício Coelho, o foco do Fórum será a apresentação de cases e aplicações.

Para Coelho, o CertForum já alcançou maturidade e atrai público muito qualificado. Por isso, não há mais necessidade de explicar o que é um certificado digital, um certificado de atributo ou o processo de homologação. “Todos os dias, somos surpreendidos com uma nova aplicação. E o interessante é que são cases tanto das esferas pública quanto da privada. Então, considero que nesses dois dias pretendemos levar ao conhecimento do público as novidades e possibilidades do mercado”, destacou Coelho.

Lembrando o sucesso do II Seminário de Certificação Digital, realizado neste ano em São Paulo, o diretor destacou que o CertForum deve seguir linha semelhante. Uma grade de programação muito bem estruturada e a valorização dos momentos de interação. “Os cases têm o poder de inspiração para aqueles que estão avaliando, que desejam entender os benefícios da certificação e também para apresentar as dificuldades que foram encontradas e como foram superadas. Além disso, sugestões de melhoria sempre são apresentadas”, lembrou Coelho ao falar da importância da apresentação de aplicações que fazem uso da certificação digital ICP-Brasil.

O CertForum deste ano também tem a importância de ser o último desta gestão, por isso, um balanço do que foi realizado torna-se pertinente. E os dados, para o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas, são muito positivos. A ICP-Brasil obteve avanços significativos nos últimos quatro anos em todas suas instâncias. Na área técnica, chegou ao fim a vigência da primeira raiz da ICP-Brasil, a V0.

“A partir da V0 tivemos a oportunidade de amadurecimento para criação da plataforma criptográfica que temos hoje através do projeto João de Barro. Uma plataforma muito robusta e segura que nos deu segurança para passar como muita tranquilidade e serenidade por este momento em que denúncias sobre espionagem trouxeram preocupações ao governo brasileiro, por exemplo”, destacou Coelho.

Na instância normativa foi possível observar a grande produtividade do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira CG-ICP-Brasil, que trabalhou em muitos normativos e resoluções. O avanço de questões relacionadas ao Carimbo do Tempo, padrões de assinatura digitais, certificado de atributo, o aperfeiçoamento do sistema de homologações de produtos da ICP-Brasil com a parceria com Inmetro são frutos desse trabalho intenso. Por fim, o número de emissões de certificados digitais atingindo mais de dois milhões anuais são um retrato do crescimento e fortalecimento da ICP-Brasil.

Como perspectivas para a próxima gestão, Coelho destacou duas importantes implementações que já estão sendo discutidas: o projeto de inclusão da biometria e o uso do certificado em meios móveis.

“Temos que trabalhar fortemente a questão da biometria na ICP-Brasil. Atualmente, já é consenso que um processo mais robusto de identificação é fundamental para segurança no ato da emissão do certificado e, para isso, a biometria é a tecnologia necessária. Outra temática que já estamos trabalhando, mas que deve consolidar-se na próxima gestão, é a questão da homologação de hardwares específicos para o uso do certificado em dispositivos móveis”, salientou Coelho.

“As aplicações dos mais diversos setores e um breve balanço dos avanços e desafios da ICP-Brasil devem ser a tônica deste CertForum, que contará com dois dias de agenda, com painéis interessantes e possibilidade de interação”, finalizou Coelho ao falar das expectativas para o evento.

A participação nos dois dias do CertForum é gratuita mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no sítio do Fórum. Há possibilidade de inscrever-se para um ou dois dias do evento. Ao final, os participantes receberão certificados de participação. Faça já sua inscrição no link http://certforum.iti.gov.br/inscricoes/. Em breve serão divulgados os horários e os palestrantes do evento.